Reserva De Emergência – Saiba Tudo Sobre Ela.

reserva de emergência - Reserva De Emergência - Saiba Tudo Sobre Ela.

A polêmica reserva de emergência, ter ou não ter, eis a questão!

Por mais que alguém seja ótimo em administrar suas finanças, é muito importante estar preparado para momentos emergenciais inesperados, despesas extras, que podem surgir a qualquer momento, sem aviso prévio, na vida de qualquer pessoa.

Por isso, criar e manter uma reserva de emergência é aconselhável para todas as pessoas.

Neste post você descobrirá tudo sobre essa importante ferramenta de proteção.

Você entenderá por que é tão importante criar a sua, o mais rápido possível, e descobrirá como fiz para criar a minha.

Por isso, fique comigo até o final desse artigo, e você aprenderá mais esse conceito fundamental para a sua vida financeira, beleza?

Sem mais, vamos ao que interessa!

O nome para essa ferramenta é bem intuitivo, não é verdade?

A reserva de emergência é justamente uma reserva estratégica de dinheiro que devemos manter guardado para os momentos em que ocorram situações emergenciais, e inesperadas.

Ou seja, é um capital que deve ser preservado a qualquer custo, com a finalidade de ser utilizado, somente, nos momentos realmente muito necessários.

E considero a reserva de emergência como uma ferramenta, porque ela literalmente nos ajudará a consertar um sério problema que possa surgir, sem avisar, em nossas vidas.

Ou seja, a ideia é nunca precisarmos dela, más, se por acaso precisarmos, ela estará lá para nos salvar.

Por que é tão importante?

reserva de emergência porque ela é tão importante - Reserva De Emergência - Saiba Tudo Sobre Ela.

A reserva de emergência deve ser idealmente utilizada por exemplo, em situação de perda de emprego, acidentes, tratamentos médicos, problemas econômicos, falecimento, reformas emergenciais etc.

Infelizmente, devido à falta de educação financeira no Brasil, muitas pessoas nunca imaginaram que um dia precisariam contar com uma reserva de emergência em momentos de crise.

E ninguém esperava que uma grave crise econômica surgiria agora em 2020.

Na verdade, a crise a crise econômica atual, que está sendo gerada pela pandemia do corona-vírus, está nos ensinando muitas lições muito valiosas, principalmente com relação a finanças.

A necessidade de criação de uma reserva de emergência é uma delas.

A necessidade de os empreendedores aprimorarem sua capacidade de gestão é outra grande lição.

Ou seja, quem tinha recursos guardados, e está precisando utilizar agora, com certeza está sentindo na pele as vantagens que manter uma reserva de emergência nos traz, e com certeza está se sentindo mais seguro e tranquilo nesse momento tenso.

Isso porque as pessoas que, infelizmente, perderam seus empregos, más, que tinham uma reserva, estão conseguindo quitar suas obrigações financeiras sem ter problemas, sem precisar tomar dinheiro emprestado, nem sofrer perdas de padrão de vida.

Ou seja, sim, criar e manter uma boa reserva de emergência é muito importante, para não dizer que é crucial!

Porque ela é capaz de nos proporcionar uma maior segurança emocional, uma saída para os problemas, um verdadeiro alívio psicológico, através de uma solução muito mais simples, rápida e barata.

Reserva de emergência – Como criei a minha?

Vou descrever agora, exatamente como criei a minha primeira reserva de emergência.

Más, a minha condição foi extrema e atípica, a situação em que você vive, muito provavelmente é bem diferente do que foi a minha, e como cada um tem seus planos e estilo de vida, não precisa levar à risca o que vou descrever, ok?

Se você já leu um trecho da minha história neste site, já sabe que fui trabalhar no Japão muito jovem, aos dezoito anos, certo?

Esse tipo de situação nada convencional, tende a criar um comportamento que poucas pessoas passam durante suas vidas, que é sofrer uma forte pressão para mudança.

Ou seja, colocar-se em situações desafiadoras cria praticamente a obrigação de aprendermos a nos prevenir, a nos proteger, e, nos preparar para o pior com antecedência.

Como assim?

Explico!

Imagine que você decidiu ir trabalhar na Austrália.

E suponha que você chegou lá somente com a passagem de ida, com poucos recursos, e não conhece ninguém, nem fala a língua.

É uma situação um tanto desafiadora e desconfortável, não é mesmo?

Más, você sabe que tem emprego garantido, e sabe que, se acontecer algum problema mais sério, poderá voltar para o brasil, ok?

Más, para conseguir voltar, você precisará de dinheiro, certo?

Diante disso, pensando pelo lado financeiro, qual seria a primeira atitude mais correta e sensata que você tomaria?

Isso mesmo, o primeiro passo, mais aconselhável, é criar uma reserva de emergência, certo?

Com isso, caso você precise de dinheiro para alguma situação inesperada, você terá recursos com acesso fácil, sem burocracia, e sem juros, ok?

Portanto, quando estava trabalhando no Japão, fui forçado a aprender a implementar os conceitos de educação financeira em minha própria vida, e bem rápido.

Tive que aprender a controlar meu orçamento doméstico, a controlar a entrada e saída de dinheiro, e, tive que aprender a me conter, ou seja, a controlar meus gastos.

Por isso, logo que recebi meus primeiros pagamentos, apesar da grande vontade de gastá-los eu destinava tudo o que sobrava do meu salário para a reserva de emergência.

E olha, não foi nada fácil, porque no Japão existem muitas opções tentadoras de gastos, principalmente relacionadas à tecnologia, como lançamentos de eletrônicos diversos, como computadores, games etc.

Ou seja, depois que eu pagava as minhas despesas mensais, e minha alimentação, eu guardava todo o dinheiro restante de forma muito rigorosa.

Nada de comprar roupas, nada de passeios longos e caros, nem restaurantes, ou seja, formas de diversão só grátis.

Fiz isso por aproximadamente 6 meses.

Fui bem rígido e rigoroso, mesmo, até que me senti tranquilo.

E foi somente depois de ter criado uma boa reserva de emergência que me dei ao luxo de gastar com algumas regalias.

Como criar a sua.

Bem, como disse, cada pessoa tem a sua história, e seus objetivos de vida, não é mesmo?

Portanto, o que funcionou para mim, pode não funcionar para você.

Ou seja, talvez você nem precise ser tão duro com você mesmo.

Más, com certeza, quanto mais disciplinado você for, e quanto mais se dedicar à criação rápida de sua reserva de emergência, melhor será para você, ok?

Por isso, fica a minha dica.

Para criar a sua reserva de emergência, procure implementar em sua vida as dicas de finanças pessoais que listei anteriormente, e principalmente, procure pagar-se primeiro, mesmo que seja somente por alguns meses.

Ou seja, procure separar o dinheiro necessário para suprir todas as suas despesas fixas mensais, e em seguida, guarde uma quantia pré-determinada de dinheiro.

E somente gaste com regalias, o que sobrar, depois de guardar o que você determinou para você, ok?

Más, de modo geral, existem somente duas formas principais para conseguir criar a sua reserva de emergência mais rápido, que são, ganhar mais dinheiro, e cortar gastos.

Dessa forma, com certeza você conseguirá guardar a sua reserva de emergência rapidamente.

Reserva de emergência – Como os conceitos de educação financeira podem ajudar você a criar a sua?

reserva de emergência como a educação financeira pode ajudar você a criar a sua - Reserva De Emergência - Saiba Tudo Sobre Ela.

Infelizmente muitas pessoas não tem o hábito de poupar e guardar dinheiro, muito menos para manter uma reserva de emergência, se esse é seu caso, recomendo fortemente que leia também nossos artigos da categoria finanças pessoais.

E, a grande maioria das pessoas não tem condições de criar sua reserva de dinheiro imediatamente.

Ou seja, são pouquíssimas pessoas que podem dizer:

“Tudo bem, então vou separar $ 60 mil reais, do meu capital total de $ 200 mil reais, que já estão investidos, e vou separar para a minha reserva de emergência.”

Se esse é seu caso, parabéns, isso mostra que você já está bem à frente da grande maioria das pessoas, e, que você é uma pessoa privilegiada e disciplinada.

Más infelizmente essa não é a realidade da grande maioria dos brasileiros.

Portanto, a maioria das pessoas precisará formar a reserva de emergência aos poucos, mês a mês, com disciplina, em um horizonte de pelo menos 6 meses.

E é justamente em situações como essa, que a educação financeira se torna tão importante.

Porque precisaremos utilizar práticas de planejamento financeiro, e de controle de gastos para atingirmos esse objetivo, e sermos bem sucedidos.

Precisamos implementar práticas como por exemplo:

_Organizar o orçamento familiar, listando de forma clara quais são as receitas e despesas da residência;

_Cortar despesas e gastos supérfluos, focando em um primeiro momento, apenas no que é essencial;

_Evitar fazer dívidas, e caso já tenha, se esforçar ao máximo para quitá-las;

_Ter metas de gastos, e dividir as despesas por prioridade etc.

Outras práticas muito recomendáveis sobre educação financeira, que se encaixam muito bem no objetivo de criar uma reserva de emergência, são os conceitos de ganhar mais dinheiro, e, o conceito de cortar gastos.

Em particular, considero o conceito de ganhar mais dinheiro o mais importante de todos.

Ele é muito importante, não somente para que você consiga criar a sua reserva de emergência mais rapidamente, como também para que consiga atingir todos os seus objetivos financeiros o mais rápido possível.

Criei esse portal justamente com o objetivo de ajudá-lo na missão de criar, e, aumentar seu patrimônio financeiro, por isso, recomendo fortemente que explore todos os artigos do site, ok?

Todos os artigos do portal são muito importantes, más, recomendo que leia, principalmente, os artigos da categoria ganhar dinheiro, ok?

De modo geral, aprender conceitos novos é um fator crucial para mudarmos de vida, e a implementação dos conceitos de educação financeira em nossas vidas é um passo fundamental.

Reserva de emergência - Como ganhar mais dinheiro pode ajudar você a criar a sua.

Esse é um fato até mesmo intuitivo, ganhando mais dinheiro, se torna mais fácil criar sua reserva de emergência.

De modo geral, ganhar mais dinheiro será muito benéfico para que você atinja qualquer objetivo financeiro em sua vida.

Por uma razão clara, quanto mais dinheiro você ganhar, aliado a isso, se você implementar um controle eficiente de gastos, mais dinheiro sobrará, certo?

E são várias as possibilidades existentes para você aumentar seus ganhos atualmente, e a internet pode ser uma grande aliada nesse objetivo.

A maneira mais convencional para aumentar a renda é através da qualificação profissional, visando subir de cargo, melhorando o currículo através de cursos, graduações e pós graduações, também, lendo livros, artigos, palestras, congressos etc.

Outra maneira de aumentar a renda é criar um empreendimento de sucesso.

Más, esses são caminhos mais longos, que levam mais tempo para mostrar resultados em seus ganhos.

Más, existem outras opções que podem ajudar nesse objetivo, que são as formas de ganhar dinheiro extra, que pode ser feito nas horas vagas, entre essas formas posso citar:

_Vender itens que não estão sendo utilizados em sites de venda como o OLX;

_Criar ou revender produtos artesanais em feiras e sites específicos.

_Trabalhar como motorista de aplicativos de transporte ou de entregas;

_Realizar serviços variados como freelancer pela internet, em sites próprios etc.

Reserva de emergência - Como cortar gastos pode ajudar você a criar a sua.

reserva de emergência controle financeiro - Reserva De Emergência - Saiba Tudo Sobre Ela.

O segundo conceito que irá acelerar a criação da sua reserva de emergência é cortar gastos desnecessários.

A aplicação desse conceito trará benefícios em sua vida financeira de duas formas diferentes, diminuindo seus gastos mensais, e por consequência, fazendo sobrar mais dinheiro.

Para essa função, o controle mensal mais detalhado de todas as entradas e saídas de dinheiro é muito importante.

Ou seja, devemos registrar, rigorosamente, todos os nossos ganhos, e todos os nossos gastos, só assim conseguiremos saber claramente como lidamos com nossas finanças, e como podemos melhorá-la.

E uma vez sabendo quais são todos os nossos gastos, devemos procurar cortar, ou reduzir, todas as despesas desnecessárias, que são aquelas que não afetam nossa qualidade de vida de forma importante.

Como exemplo posso citar:

_Gastos com tarifas bancárias não utilizadas, ou desnecessárias.

_Gastos com mensalidades de planos pouco utilizados, como clubes de campo;

_Estacionamentos;

_Assinaturas de TV;

_Compras de roupas desnecessárias, ou em excesso;

_Idas a restaurantes em excesso;

_Compras de itens desnecessários etc.

E para ajudar no controle financeiro residencial, uma planilha de controle de despesas facilita muito nossa vida.

Eu disponibilizo uma ótima planilha de controle de despesas residenciais, de forma gratuita, para os meus alunos, e para todas as pessoas que queiram testar o meu curso, o: Aprenda Como Investir Em Ações.

Reserva de emergência - Qual deve ser o tamanho ideal?

reserva de emergência qual deve ser o tamanho ideal - Reserva De Emergência - Saiba Tudo Sobre Ela.

Bem, esse assunto é bem delicado e relativo, porque dependerá muito de cada pessoa, e, de seu padrão de vida.

No meu ponto de vista, criar e manter uma boa reserva de emergência é importante para todos os perfis financeiros.

Ou seja, independentemente da profissão, ou do cargo da pessoa, ela deve se dedicar a criar a sua reserva de emergência. 

Desde as pessoas com carreiras mais estáveis e tranquilas, como funcionários públicos por exemplo, até profissionais liberais como dentistas, comerciantes autônomos etc.

E para mim, a quantia ideal para criar a reserva de emergência deve ser baseada nos custos mensais que a pessoa quer manter durante o período de uso dessa reserva.

Ou seja, se ela quer manter em 100%, o nível de seu padrão de vida, ela deve saber exatamente o tamanho de seus custos mensais, e multiplicar esse custo pelo número de meses que deseja manter para a reserva.

Agora, se a pessoa conseguir diminuir o seu nível de gastos durante o período de emergência, de utilização da reserva, aí ela poderá manter um tamanho de reserva menor.

Por isso, o tamanho da reserva de emergência é tão relativo, e depende muito dos objetivos de cada um, ok?

Más, estimo que uma boa soma para a sua reserva de emergência, seria uma quantidade de dinheiro suficiente para cobrir todas as suas despesas mensais, por pelo menos 1 ano.

Portanto, se suas despesas mensais forem de $ 5 mil reais por exemplo, é recomendável que você tenha $ 60 mil reais em sua reserva de emergência, ok?

Reserva de emergência – Qual é o melhor investimento para guardar?

reserva de emergência qual é o melhor investimento para guardar - Reserva De Emergência - Saiba Tudo Sobre Ela.

Quando falamos de reserva de emergência, temos que ter em mente que não podemos deixar esse dinheiro parado, más, também não pode ser qualquer forma de investimento.

Portanto, nosso principal objetivo deve ser manter nosso dinheiro em uma modalidade de investimento que apresente características favoráveis para isso.

A meu ver, entre essas características, três são fundamentais, são elas:

_Oferecer uma boa rentabilidade;

_Oferecer um bom nível de segurança;

_Permitir o acesso fácil e rápido a esse dinheiro (resgate), de preferência, sem perdas (boa liquidez).

Reserva de emergência – O investimento deve oferecer uma boa rentabilidade.

Nesse aspecto devemos procurar pelas aplicações que oferecem um bom prêmio, más, sempre levando em consideração os outros aspectos citados a seguir.

O investimento deve oferecer um bom nível de segurança.

Nesse aspecto devemos procurar pelas aplicações que carregam um menor risco de crédito, em que o dinheiro tenha possibilidades reduzidas de perdas, e de preferência, com volatilidade mínima.

Reserva de emergência – O investimento deve permitir resgate fácil (boa liquidez).

Nesse aspecto devemos procurar pelas aplicações que ofereçam uma maior facilidade de resgatar o capital investido.

Ou seja, uma forma de investimento em que seja fácil “sacar facilmente” o dinheiro da reserva de emergência sempre que necessário.

A ideia é ter os recursos disponíveis o mais fácil e rápido possível, assim que a pessoa precisar.

E isso nos leva a procurar pela forma de investimento que carregue todas essas características ideais.

Pois bem, a meu ver, a forma de investimento que reuni todas essas características fundamentais, são os títulos públicos, mais especificamente, o título “Tesouro Selic”.

Se você ainda não conhece os investimentos em título público, e quiser entender tudo sobre esse tipo de investimento, recomendo que leia nosso artigo tesouro direto – um guia completo grátis.

E, observando essas mesmas características ideais para a modalidade de investimento em que vamos manter a reserva de emergência, também podemos identificar quais são as formas de investimentos que devem ser evitadas.

Portanto, devemos evitar modalidades de investimentos com nível de risco mais elevado, investimentos em que o dinheiro fica travado por um período muito longo, investimentos com menos liquidez, também, investimentos muito voláteis (em que a cotação oscila muito).

Com isso, quando falamos sobre, onde investir a reserva de emergência, concluo que, títulos de renda fixa, fundos de investimentos, e investimentos em ações, devem ser evitados.

Más, caso você opte por investir em alguma dessas formas de investimento, como a renda fixa, ou fundos de investimentos, recomendo que você faça uma pesquisa mais detalhada com relação à taxa de administração, à taxa de performance, e, ao prazo de liquidação, dando preferência para os que podem ser resgatados em (D+1) dia mais 1, ok? 

Conclusão.

reserva de emergência conclusão - Reserva De Emergência - Saiba Tudo Sobre Ela.

Bem amigo (a), como você pode notar, pelo ponto de vista de nossa saúde financeira, a criação de uma boa reserva de emergência chega a ser praticamente obrigatória.

E como podemos ver atualmente, uma situação emergencial para usar essa reserva de emergência pode surgir para qualquer pessoa, e a qualquer momento.

Vejo isso exatamente agora, julho de 2020, enquanto escrevo esse artigo, no meio da quarentena da pandemia do corona-vírus.

Nos meses recentes, infelizmente vi, e ainda vejo, várias empresas sendo fechadas, várias pessoas perdendo o emprego, e várias pessoas precisando de dinheiro.

E muitas dessas pessoas não tinham feito uma reserva de emergência, e agora precisam pegar dinheiro emprestado com parentes, ou bancos.

Essa é uma situação muito difícil, e que devemos evitar a qualquer custo, não é verdade?

Portanto, criar e manter uma reserva de emergência, realmente, é um fator muito importante, e que não devemos ignorar, ok?

Por isso, se você chegou até aqui, meus sinceros parabéns.

Isso demonstra o quão empenhado você está em melhorar a sua situação financeira.

Desejo sinceramente que você atinja todos os seus objetivos financeiros.

Até o próximo artigo.

Forte abraço!

Marcio Watanabe.

Crédito de imagens: Pixabay

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *