Livros Sobre Investimentos Recomendados Pelo Clube Patrimônio.

livros sobre investimentos indicados pelo clube patrimonio 1024x576 - Livros Sobre Investimentos Recomendados Pelo Clube Patrimônio.

Livros sobre investimentos, não temos como negar que eles são nossos grandes aliados quando nosso objetivo é evoluir como investidores, não é mesmo?

Possuem um conteúdo focado em resolver temas que precisamos superar, nos ensinam conceitos e visões completamente novas, e claro, nos colocam anos à frente sobre o assunto de nosso interesse, sem falar do baixo custo de aquisição de conhecimento.

Por isso, devido à vasta variedade de títulos sobre investimentos, para facilitar a sua vida, vou apresentar alguns que considero cruciais para a formação de todo investidor, okey?

Os títulos estão apresentados em ordem de nível de dificuldade, de forma que o investidor possa progredir gradualmente do básico ao avançado.

Más, isso não significa que você precise obrigatoriamente seguir essa ordem, você pode querer focar nos títulos mais avançados primeiro, essa é a beleza da liberdade.

Iniciar focando nos conceitos mais avançados tem vantagens, pois você vai gastar sua energia e tempo em aprender direto o que tem maior potencial de retorno.

Ou seja, não vai ficar perdendo tempo nas modalidades que são simples, más, que oferecem ganhos muito baixos.

Pois quando se trata de investimentos, algumas opções com maior o nível de dificuldade, são as que carregam as maiores possibilidades de retornos, okey?

Então vamos lá? Boa leitura!

Nesse nível de dificuldade, você encontra títulos que apresentam conceitos fundamentais, que são praticamente obrigatórios para todos que desejam melhorar suas vidas financeiras.

Sem esses conceitos básicos fica muito mais difícil evoluir para conquistar e administrar uma quantidade maior de dinheiro.

Portanto os títulos a seguir ajudarão você a construir o alicerce do seu império, e o ajudarão a seguir com mais tranquilidade rumo à sua independência financeira.

Quando se trata de livros sobre investimentos, esse foi um dos primeiros livros que li, e traz conceitos inspiradores, que farão você se sentir motivado a evoluir no mundo dos investimentos.

Para você ter uma ideia do conteúdo, o livro aborda a história de um milionário que só conseguiu atingir seu sucesso financeiro após entender o mind set dos ricos, a forma como os milionários pensam e agem.

O autor faz uma observação dos comportamentos das pessoas de diferentes classes sociais, isso nos ajuda a entender como a nossa mentalidade é um fator decisivo para que possamos atingir o sucesso financeiro.

Eu afirmo para você, os conceitos desse livro me ajudaram, e continuam me ajudando muito a seguir progredindo na questão financeira.

Minha vida financeira hoje é muito melhor, graças à ajuda dos conceitos desse livro.

Por isso o recomendo, é ótimo.

Bom, quando se trata de livros sobre investimentos, existe uma grande possibilidade de que você já tenha ouvido falar de pai rico pai pobre, não é?

Esse livro já se tornou um clássico sobre o tema educação financeira e investimentos, e já ajudou a melhorar a vida de milhões de pessoas ao redor do mundo.

O autor consegue transmitir conceitos disruptivos e importantes sobre vários temas, de forma muito simples e fácil de entender.

No livro, Robert kiyosaki aborda vários conceitos muitos importantes como, mentalidade financeira, decisões profissionais, novas formas de investir, quebra de paradigmas, gestão financeira, alavancagem financeira, e vários outros.

O que mais atrai nossa atenção, é que ele conta uma história, que aparentemente trata-se de sua história de vida real.

O autor apresenta as duas formas totalmente diferentes das quais os dois homens mais importantes de sua vida enxergavam, e, lidavam sobre o universo das finanças.

Um, era seu pai legítimo, seu pai pobre, e o outro, o pai de seu melhor amigo, a quem ele considerou seu pai rico.

E os vários aprendizados que ele nos passa através dessa história é realmente enriquecedor.

Por ser excelente, eu não só recomendo esse título, como todos os títulos da série pai rico pai pobre, que particularmente já li todos.

Este é considerado como um dos melhores livros brasileiros sobre investimentos.

O autor Gustavo Cerbasi é um veterano da área financeira, é escritor, consultor financeiro, professor, palestrante com experiência prática e acadêmica em finanças dos negócios, planejamento familiar e economia doméstica, desenvolve treinamentos, palestras e consultorias.

Neste livro o autor aborda várias modalidades de investimentos de forma bem clara e de fácil compreensão.

Alguns o consideram uma verdadeira enciclopédia para compreensão de algumas ferramentas de investimentos.

Entre os conceitos de investimentos abordados no livro está o conceito de alocação de ativos, e de rebalanceamento de carteiras.

Esses são conceitos muito empregados por investidores de longo prazo, que visam aprimorar a rentabilidade de seus investimentos, tanto ajustando periodicamente a modalidade de investimento, como o tamanho de suas posições.

Essa estratégia é muito recomendada para quem precisa gerir uma grande quantidade de dinheiro de forma mais equilibrada e conservadora.

Todos esses conceitos agregarão muito valor à sua vida como investidor.

Por todos esses motivos recomendo esse ótimo livro.

Quando o tema é livros sobre investimentos, esse é um livro incrível, onde o autor também se utiliza de uma história muito envolvente e interessante que se passa na antiga Babilônia para passar conceitos muito importantes sobre educação financeira.

Na história, o autor conta através de fatos que já ocorriam na antiguidade, como por exemplo, o fato de que qualquer pessoa pode mudar totalmente a sua vida, através da aplicação de conceitos simples, más muito importantes, também, da aplicação da disciplina.

Um fato interessante é que por mais que tenha sido lançado a várias décadas atrás, o livro continua como um dos mais vendidos no mundo.

Este livro também aborda conceitos disruptivos e muito interessantes.

Alguns deles são os conceitos errados que muitas pessoas alimentam, como o fato de que, ser um milionário é algo muito difícil de se conseguir, ou, de que existem muito poucos milionários no mundo.

O autor também aborda muito bem o aspecto mental das pessoas.

Ou seja, ele explica como a forma com que as pessoas pensam interfere diretamente, tanto em seu progresso rumo à independência financeira, quanto na manutenção de sua riqueza financeira.

O autor afirma que podemos nos surpreender com a quantidade de multimilionários que existem, más, devido às suas posturas reservadas, nem nos damos conta que um deles pode morar logo ao nosso lado.

Os Axiomas de Zurique é um livro de Max Gunther.

Neste livro, o autor se refere às táticas usadas pelos banqueiros suíços para obter êxito no mundo dos negócios.

Ele nos mostra como os banqueiros suíços atuam e como é possível usar seus ensinamentos para ganhar dinheiro em qualquer parte do mundo.

As principais ideias do livro estão relacionadas a risco, intuição, mobilidade, esperança e padrões.

São 12 axiomas principais e 16 secundários, onde o autor visa responder à algumas dúvidas dos especuladores do mercado financeiro.

 

Livros Sobre Investimentos – Nível Intermediário.

Bem, agora você já sabe quais são os livros sobre investimentos que carregam os conceitos capazes de te dar uma ótima base, certo?

Lembrando que, ler apenas não basta, você precisa colocar os conhecimentos em prática, okey?

E a seguir, veremos os títulos que te permitirão compreender mais a fundo o mercado financeiro, os tipos de investimentos, e os conceitos que te permitirão atingir a tão sonhada independência financeira mais rápido.

Esses são os livros sobre investimentos que tratam de conceitos mais específicos, por isso, eles estão no nível intermediário, vamos a eles:

Livro escrito por ninguém menos do que Benjamin Graham, o mestre do investidor mais bem sucedido do mundo na atualidade, Warren Buffet.

Warren Buffet é muito conhecido por ter conseguido uma rentabilidade média superior a 20% ao ano, ao longo de 30 anos como gestor de investimentos.

Warren Buffett declarou esse como “o melhor livro de investimentos da história”.

Declaração da Fortune, “Se você tiver que ler um só livro sobre investimentos em toda a sua vida, que seja esse”.

O livro trata de conceitos muito importantes como, diversificação de carteiras, alocação de ativos, análise fundamentalista, fundos de índice entre outros.

Ao final de cada capítulo existem importantes informações sobre os conceitos explicados por Graham.

Por tudo isso, esse livro é considerado como indispensável para todo investidor iniciante.

Warren Buffett e George Soros são duas figuras muito conhecidas por terem construído fortunas bilionárias exclusivamente por meio de investimentos.

No entanto, esses dois homens têm formas de atuar bem diferentes.

Buffett prefere comprar ações de empresas a preços baixos, e mantê-las, para talvez, não vendê-las mais.

Já Soros é conhecido como um grande especulador, ou seja, ele rastreia as oportunidades, entra no mercado, ganha, e se desfaz dos ativos.

Más, mesmo com conceitos fundamentais distintos, esses dois investidores carregam grandes semelhanças entre o modo com que eles lidam com seus investimentos.

E é exatamente isso que o autor nos apresenta nessa obra.

O autor fez um estudo, onde ele lista os 23 hábitos que, tanto Warren Buffett, quanto George Soros, apresentam em comum como investidores de sucesso.

Com certeza esses conceitos agregarão muito valor a sua formação como investidor.

Quando a assunto é análise fundamentalista, sem dúvida nenhuma Aswath Damodaran é uma grande referência mundial.

Más, neste livro, o autor não aborda somente este tema, e sim, fala de forma geral sobre diversas estratégias de investimentos.

Este livro é muito indicado para o investidor que precisa entender melhor algumas características de cada forma de investimento, para que assim, possa encontrar uma estratégia sólida e confiável para adotar.

O livro traz um conteúdo bem rico e vasto sobre o universo dos investimentos, por isso, é aconselhável que você vá fazendo anotações ao longo da leitura.

Com certeza este livro cumpre com o objetivo de preparar o investidor para superar a complexidade do mercado financeiro.

Este livro já vendeu mais de 1 milhão de exemplares no mundo inteiro, e se manteve durante 21 semanas na lista de best-sellers do New York Times.

O livro foi escrito por Robert G. Hagstrom, o autor descreve a carreira do maior investidor do mundo, e mostra como seu método evoluiu ao longo dos anos.

No livro o autor deixa claro que, quanto maior o grau de compreensão do investidor sobre a empresa de interesse, maior será as suas chances de sucesso no investimento.

Fica muito claro também que, ter foco para estudar as empresas, é mais um fator chave para o sucesso nos investimentos em ações.

É só isso?! Foi escrito por Marcio Noronha, que é economista, e já atuou em conhecidas instituições financeiras do Brasil como consultor e gestor de recursos financeiros.

Noronha começou a trabalhar em uma corretora em 1966 e a investir na bolsa em 1967, época em que atuou como gerente de mesa em uma corretora.

Segundo o autor, trata-se de um curso completo em formato de livro, que aborda o desenvolvimento de uma metodologia operacional focada na análise técnica, mais especificamente, utilizando a técnica da Simetria Sanfonada que foi desenvolvida pelo autor, depois de várias décadas analisando o funcionamento do mercado.

A proposta do livro é transformar um leigo num investidor independente com conhecimento suficiente para tomar as suas próprias decisões.

Marcio Noronha foi uma de minhas primeiras referências em análise técnica no Brasil, e seu livro me ajudou muito a compreender melhor o comportamento dos preços.

Por todos esses motivos, recomendo seu livro.

Livros Sobre Investimentos – Nível Avançado.

No nível avançado você encontrará os livros que abordam temas mais complexos sobre os investimentos no mercado financeiro.

Aqui está uma reunião dos títulos que considero como cruciais para todo investidor que queira compreender de forma mais aprofundada os conceitos mais importantes relacionados, principalmente, ao investimento em ações.

O conteúdo desses livros é mais técnico, más, muitos autores se preocupam em deixá-los gostosos para ler.

Quem realmente está comprometido em vencer nos investimentos, com certeza não se importa com conceitos um pouco mais complexos, não é verdade?

Veja quais são:

Para obter sucesso no mundo dos investimentos em ações, ter a capacidade de avaliar a saúde financeira das empresas, e estimar corretamente o seu valor é um fator fundamental, tanto para estrategistas internos de uma organização, como para profissionais de investimentos.

E é exatamente por isso que este é um dos livros sobre investimentos mais conceituados do assunto, avaliação de empresas.

Neste livro, o autor apresenta a avaliação de empresas sob o ponto de vista dos profissionais do mercado.

E explora, de forma aprofundada, todos os aspectos que envolvem uma avaliação detalhada.

De maneira clara e didática, o autor faz uma abordagem completa sobre o tema.

No livro o autor apresenta exemplos reais de empresas de diversos países, inclusive do Brasil, e trata de questões pouco abordadas em outros livros.

Damodaran em sua forma de tratar o assunto, permite que o leitor identifique o modelo de avaliação mais adequado a adotar.

Com certeza o livro, avaliação de empresas, é uma obra que não pode faltar para o investidor que quer se especializar na análise fundamentalista.

Antifrágil foi escrito por Nassim Nicholas Taleb, que também é autor dos best-sellers, a lógica do Cisne Negro e Arriscando a própria pele.

Nassim Nicholas Taleb é um libanês-americano, autor, ensaísta, estatístico, e analista de riscos, matemático de formação.

Nassim Nicholas Taleb possui MBA pela Wharton e Ph.D. pela Universidade de Paris.

Ao longo de sua carreira, ocupou cargos importantes em bancos.

Taleb é muito conhecido e respeitado por ser um megainvestidor do mercado financeiro, também é professor do Instituto Politécnico da Universidade de Nova Iorque e presidente da empresa de investimentos Empirica.

Atua também como conselheiro do grupo Universa.

Ele é conhecido por seu trabalho em problemas de aleatoriedade, probabilidade e incerteza, principalmente no mercado financeiro.

Em antifrágil o autor transmite seu ponto de vista sobre como prosperar em um universo de incertezas, e apresenta um novo conceito sobre a incerteza, tornando-a desejável e até mesmo necessária.

O autor afirma que da mesma forma como ficamos fisicamente mais fortes quando submetidos à tensão, muitas coisas podem se beneficiar da desordem e da volatilidade.

Ou seja, segundo Taleb, o conceito de antifrágil tira proveito do caos, precisa dele para prosperar, e visa superar o conceito de resiliente e robusto.

O conceito de antifrágil visa também estar imune a erros de previsão e estar protegido de eventos do acaso.

O livro Antifrágil fala sobre como se comportar e prosperar em um mundo cheio de incertezas.

Muitos consideram essa obra de Nassim Taleb como revolucionária, pois segundo o autor, tudo que não é antifrágil não terá sucesso.

Declaração sobre a obra:

“Mudou a minha visão de como o mundo funciona.” Daniel Kahneman, prêmio Nobel de economia e autor de Rápido e devagar.

Neste livro, Daniel Kahneman nos explica as duas formas de pensar, sendo uma forma rápida intuitiva e emocional, e a outra mais lenta e lógica.

O autor expõe as capacidades extraordinárias à cada forma de pensar.

Kahneman descreve e explica vários de nossos comportamentos, tanto no cotidiano, como nos investimentos.

Comportamentos como:

_Nossa aversão à perda;

_O excesso de confiança no momento das escolhas estratégicas;

_A dificuldade de prever o que nos fará felizes no futuro;

_E os desafios de identificar corretamente os riscos.

Segundo o autor, esses comportamentos só podem ser compreendidos se soubermos como as duas formas de pensar moldam nossos julgamentos.

As questões levantadas pelo autor são realmente muito intrigantes, por exemplo:

_O sucesso de um investidor, realmente, é completamente aleatório?

_A habilidade no mercado financeiro é apenas uma ilusão?

_Por que o medo de perder, é mais forte do que o prazer de ganhar?

O autor nos explica quando podemos confiar em nossa intuição.

Esclarece como tomamos decisões em nossas vidas em geral, e ensina como podemos aplicar técnicas para nos proteger contra falhas mentais que podem nos colocar em risco.

E se você que avançar ainda mais, e domina o Inglês, pode conferir esses ótimos títulos sobre o tema alocação de ativos, entre vários outros:

_All About Asset Allocation – Richard Ferri.

_Asset Allocation, Balancing Financial Risk – Roger Gibson.

_The Intelligent Asset Allocator – William Bernstein.

Conclusão.

conclusao do post livros sobre investimentos - Livros Sobre Investimentos Recomendados Pelo Clube Patrimônio.

Bem amigos, como eu sempre digo, o conhecimento é o melhor investimento que você pode fazer, e será o seu maior patrimônio, pois ninguém pode tirá-lo de você, e você pode transmiti-lo para as próximas gerações.

Tanto os livros citados que li, como os vários cursos que fiz, são grande parte de minha formação como investidor, o restante é prática.

E tenho certeza de que esses livros também transformarão a sua vida para melhor!

E se você quiser se especializar no mercado de ações, recomendo fortemente que conheça o nosso curso de Investimentos sobre esse tema, o curso:

“Aprenda Como Investir Em Ações”

O considero como o curso sobre investimento em ações mais completo do Brasil!

Isso, pelo simples fato de que, nele reuni os conceitos que acredito serem os mais eficientes quando o assunto é ter sucesso nos investimentos em ações.

Ou seja, neste curso, já estão embutidos vários dos conceitos que aprendi nas dezenas de livros que li, incluindo os citados acima, e nos vários cursos que fiz, além de minha experiência prática de mais de 14 anos atuando no mercado financeiro.

Nesse curso você descobrirá todos os meus segredos.

E tem mais, além das aulas em vídeo, onde explico em detalhes o método do curso, você receberá um livro digital com toda a teoria do método, e eu ainda compartilho minhas ferramentas pessoais de trabalho, que são inéditas e exclusivas.

Não é a toa que nomeei o método do curso de “O filtro de ouro”.

O curso traz conteúdos únicos e inovadores, confere lá!

Boa Leitura e Sucesso!

Conte sempre com o apoio do Clube Patrimônio para aprender a investir, okey?

Crédito de imagens: Pixabay / Canva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *