Profissão Trader – Como Estou Ensinando Meu Filho A Se Tornar Um Trader Vencedor.

Neste artigo você vai descobrir como estou ensinando conceitos sobre a profissão de trader para meu filho.

Vou falar quais são alguns desses conceitos, e, como estou ensinando-os a ele, para que ele se torne um trader vencedor.

Se você quiser ver a versão em vídeo dessa postagem, é só clicar na imagem abaixo.

clube patrimônio profissão trader 1 640x414 jpg - Profissão Trader - Como Estou Ensinando Meu Filho A Se Tornar Um Trader Vencedor.
VÍDEO PROFISSÃO TRADER - COMO ESTOU ENSINANDO MEU FILHO A SE TORNAR UM TRADER VENCEDOR.

Estamos vendo recentemente uma grande quantidade de pessoas interessadas na profissão de trader, não é?

Acredito que esse fenômeno esteja sendo influenciado pelo grande número de pessoas desempregadas, por pessoas que já tinham o sonho de se tornarem traders, também por vídeos do you tube.

E até aqui não vejo problema algum.

Más, uma coisa chamou muito minha atenção!

Que é o fato de vários vídeos do you tube incentivarem as pessoas a iniciarem na profissão de trader, más, operando como day traders.

Isso me preocupou, e foi um dos motivos que me levaram a criar esse artigo.

Portanto, fique comigo até o final desse artigo, porque além de mostrar o que estou ensinando para meu filho, para que ele tenha sucesso na profissão de trader, também vou fazer alguns alertas importantíssimos.  

Então fique ligado, porque esse artigo é muito importante, ok?

clube patrimônio profissão trader 2 640x481 jpg 640x427 - Profissão Trader - Como Estou Ensinando Meu Filho A Se Tornar Um Trader Vencedor.

Para quem ainda não me conhece.

Sou Marcio Watanabe, trader profissional, empreendedor e educador financeiro, e tenho mais de 14 anos de experiência operando ativamente no mercado financeiro, ok?

Então, já tenho aí uma certa experiência de mercado na profissão de trader.

E, tenho um filho adolescente, o Samuel, que no momento está com 15 anos.

E como a maioria dos pais, eu quero o melhor para o meu filho, certo?

Portanto, como vou reproduzir aqui exatamente o que falo para o meu filho, você pode ter certeza que tudo que vou falar é benéfico, nada aqui tem a intenção de prejudicar ninguém, de forma alguma certo?

Então, como você pode imaginar, ser um trader é uma atividade séria. E pode sim, ser uma profissão.

Ou seja, é algo bom, caso contrário eu jamais ensinaria nada a respeito para o meu filho, e falaria para ele ficar longe.

Profissão trader - Como ensinar um adolescente a se tornar um trader profissional?

PROFIS1 - Profissão Trader - Como Estou Ensinando Meu Filho A Se Tornar Um Trader Vencedor.

Bem, você deve estar se perguntando como estou ensinando conceitos de mercado financeiro, mais especificamente, sobre a profissão de trader, para um garoto de 15 anos, não é mesmo?

O que devo estar falando para ele?

Bom, meu filho como muitas pessoas, gosta de jogar games, inclusive eu também, a gente se diverte aqui em casa.

Esses jogos modernos são incríveis mesmo né, vamos falar a real.

Então, para criar empatia com o universo que ele está familiarizado, eu gosto de conversar fazendo uma analogia com o mundo dos games.

Eu falo para ele, que o processo para aprender a operar no mercado financeiro, ou seja, a sequência de aprendizado para operar no mercado é praticamente a mesma de quando estamos aprendendo a jogar um jogo novo.

Profissão trader - Entendendo que tipo de jogo se trata.

clube patrimônio profissão trader 3 640x360 jpg - Profissão Trader - Como Estou Ensinando Meu Filho A Se Tornar Um Trader Vencedor.

Preciso deixar claro que existem várias formas de operar no mercado financeiro, e a que vou apresentar aqui é uma forma mais ativa e agressiva de operar.

Ou seja, não se trata de atuar somente de forma passiva, como “sócio”, que geralmente compra um ativo e esquece, e sim, trata-se de acompanhar os ativos mais de perto, e, agir imediatamente, conforme for necessário.

E, existem vários propósitos para atuar de forma mais ativa, os principais são, gerar uma receita regular, por atuar como trader profissional, não devolver os lucros obtidos com as valorizações, o que ocorre durante fortes quedas, e por consequência, procurar melhorar a performance da carteira, entre outros.

Pois bem, voltando à analogia.

Eu explico para o meu filho, que assim como nos games, o primeiro passo para operar no mercado financeiro na profissão de trader é entender de que tipo de jogo ele se trata.

Nos games, quando vamos aprender um jogo novo, o primeiro passo é entender o jogo de modo geral para saber que tipo de jogo é, certo?

Ou seja, é um jogo de luta? De combate com armas? É um jogo de RPG? De aventura?

No caso, o mercado financeiro é um jogo de aquisição e troca de diferentes tipos de investimentos, tanto para a pessoa física, quanto para a pessoa jurídica.

Ou seja, existem pessoas comuns e grandes instituições atuando no mesmo mercado.

E, todas tem o objetivo de lucrar e de ganhar dinheiro.

Profissão trader - A escolha de qual jogo você quer jogar.

clube patrimônio profissão trader 1 640x414 jpg - Profissão Trader - Como Estou Ensinando Meu Filho A Se Tornar Um Trader Vencedor.

O segundo passo para atuar na profissão de trader, é escolher em que nível de dificuldade você quer jogar o jogo.

Pois como nos jogos, no mercado financeiro você também pode escolher qual tipo de jogo você quer jogar.

Você tem que entender que cada tipo de investimento existente no mercado financeiro tem suas particularidades, como o mercado de ações, e o mercado de opções por exemplo.

Ou seja, cada um desses mercados pode ser considerado um tipo de jogo diferente, e, com níveis de dificuldade diferentes.

Posso afirmar para você, que entre todas as formas de investimentos existentes no mercado financeiro, o mercado de ações é o modo mais fácil de operar entre todos, também é o que apresenta a maior probabilidade de ganho.

E dentro do mercado de ações, também existem diferentes níveis de dificuldade que podem ser escolhidos para operar.

Porque existem vários tempos gráficos para se atuar, e cada um tem um nível de dificuldade diferente.

O nível mais difícil, o nível intermediário, e o nível mais fácil.

E posso te afirmar, que entre todos, o day trade é o nível mais difícil, o swing trade, um nível intermediário, e o position trade o nível mais fácil, “entre aspas”.

Profissão trader - Conhecendo as armas do jogo.

clube patrimônio profissão trader 5 640x456 jpg 640x427 - Profissão Trader - Como Estou Ensinando Meu Filho A Se Tornar Um Trader Vencedor.

Quando se trata de entender como funciona a profissão de trader, é muito importante saber quais armas podemos utilizar.

Para isso, vamos continuar nossa analogia aos games.

No caso de jogos de tiros, por exemplo, temos que descobrir quais são as melhores armas para usar, se podemos usar granadas, se temos colete à prova de balas, se temos alguma habilidade especial para usar durante o jogo, não é?

Eu deixo claro para meu filho, que o terceiro passo para se tornar um trader é descobrir quais são as melhores ferramentas e armas que podemos utilizar no jogo do mercado.

Precisamos entender como elas funcionam, e escolher as melhores ferramentas, ou armas, com o objetivo de ganhar o jogo, certo?

Portanto, na sequência da compreensão sobre o funcionamento da profissão de trader, assim como nos jogos, você tem que entender quais são as ferramentas que você deve aprender a utilizar.

E é aqui que entra a necessidade de fazer um bom curso.

Porque será no curso que você irá aprender sobre as melhores armas disponíveis para usar no jogo do mercado.

Um veterano vai te ensinar um atalho, ou seja, como evitar o caminho mais difícil, e seguir pelo caminho mais fácil.

Basicamente ele deve te passar o que ele aprendeu de melhor, dando várias dicas e macetes.

Resumidamente, no jogo do mercado de ações, existem três armas principais que devem ser aprendidas, que são conceitos das três escolas de análise, a análise fundamentalista, a análise gráfica, e a análise técnica.

Más, nos investimentos em ações, assim como nos jogos, existem pessoas que optam por “tentar jogar” sem usar nenhuma das armas disponíveis no jogo, não é verdade?

Não preciso perder muito tempo para você entender que atuar no mercado de ações na profissão de trader, sem saber utilizar as melhores armas, assim como nos games, não funciona, não é mesmo?

É o mesmo que perder tempo, porque você não vai conseguir chegar longe.

Porque assim como quando estamos aprendendo a jogar um novo jogo, um iniciante não é capaz de visualizar, nem de entender toda a amplitude e complexidade do jogo, não é?

Novamente fazendo a analogia aos games.

Fazer um bom curso para conseguir atuar na profissão de trader com eficiência, seria como quando uma pessoa está interessada em aprender a jogar um jogo novo.

Ou seja, geralmente, antes, de jogar um jogo novo, a pessoa procura por materiais de veteranos, que já jogaram aquele determinado jogo, já descobriram os macetes e as mãnhas, e por isso, agora podem ensinar aos novatos como jogar aquele jogo com mais facilidade e eficiência, entendeu?

Isso serve para que os novatos aprendam a jogar sem ter muitas dificuldades, e já comecem com algumas vantagens, sabendo de antemão vários detalhes que só quem já passou por aquela situação é que sabe.

E a grande diferença entre o mercado financeiro e os games, é que nos games, não tem problema aprender sem ter alguém para te ensinar, porque você só vai gastar mais tempo.

Más, para iniciar na profissão de trader e operar no mercado financeiro, sem ter alguém para te ensinar, vai sair muito mais caro, porque trata-se de colocar dinheiro de verdade em risco.

Pode ter certeza meu amigo, se você escolher aprender a operar na raça, sem ter alguém para te ensinar, vai sair muito mais caro do que fazer um bom curso preparatório.

E atuando na profissão de trader, se você cometer um erro muito grande, você poderá perder muito mais do que o valor de um curso, e ainda ter que parar de operar no mercado, e pior, sem aprender o que precisava.

Desenvolvendo a habilidade de usar as armas.

clube patrimônio profissão trader 6 640x426 jpg - Profissão Trader - Como Estou Ensinando Meu Filho A Se Tornar Um Trader Vencedor.

No caso de jogos de tiros por exemplo, após escolher as melhores armas e equipamentos, agora temos que começar a treinar para aprender a usá-las muito bem.

Portanto, o quarto passo que ensino para meu filho sobre a profissão de trader é a necessidade de desenvolver habilidade para usar bem as armas.

Nos games, quando estamos aprendendo a jogar um jogo novo por exemplo, conseguimos perceber claramente que somos novatos, porque nós não conseguimos jogar de igual para igual com os veteranos, não é mesmo?

Percebemos rapidamente que precisamos treinar mais, para desenvolver bem a habilidade com as armas, não é?

E eu destaco para o meu filho, que esse fato é normal.

Porque ninguém consegue começar uma atividade nova, e já de cara, ter um ótimo desempenho como um veterano tem, não é verdade?

Más, nós sabemos que se insistirmos, e continuarmos a treinar, mais cedo, ou mais tarde, vamos jogar tão bem quanto os veteranos, ou até melhor do que eles, não é?

E para atuar na profissão de trader o processo é o mesmo, ter persistência é fundamental.

Profissão trader - Tenha cuidado com pessoas mal-intencionadas.

clube patrimônio profissão trader 7 640x462 jpg 640x427 - Profissão Trader - Como Estou Ensinando Meu Filho A Se Tornar Um Trader Vencedor.

Aqui faço mais um alerta importantíssimo para quem pretende iniciar na profissão de trader.

Você vai ouvir pessoas muito influentes tanto no you tube, quanto nas redes sociais, falarem para você descaradamente, que você pode começar a investir em ações sem precisar fazer um curso preparatório, sem precisar aprender como o jogo funciona, antes de colocar seu precioso dinheiro em risco.

Vão falar para você começar a jogar sem saber nada, e aprender a jogar na raça.

Vão te falar, que você não precisa gastar dinheiro em um bom curso para se preparar e aprender a operar corretamente.

E vão falar para você considerar, o dinheiro que você vai perder, como o dinheiro que você investiria em um curso.

E ainda vão rir da sua cara, falando esse absurdo.

Geralmente essas pessoas não entendem sobre o mercado de ações, e são patrocinadas para incentivarem os iniciantes a começarem pela forma mais difícil, e sem se preparar.

Por que será que fazem isso, não é mesmo?

O processo normal de aprendizado.

clube patrimônio profissão trader 8 640x427 jpg 640x427 - Profissão Trader - Como Estou Ensinando Meu Filho A Se Tornar Um Trader Vencedor.

Como podemos perceber, o processo de aprendizado para operar no mercado financeiro na profissão de trader, é muito parecido com o processo de aprender a jogar um novo jogo.

Também é praticamente o mesmo processo pelo qual temos que passar para aprender qualquer outra profissão, como engenharia, advocacia, medicina, etc.

Pois para aprender uma nova profissão, primeiramente vamos estudar a teoria, os conceitos importantes, entender como a profissão é utilizada, quais os locais de atuação, como será o dia a dia de trabalho, quais são as ferramentas utilizadas, como utilizá-las.

E em seguida, temos que treinar os conceitos, para desenvolver experiência e competência, não é?

Pois bem, para termos sucesso no mercado financeiro atuando na profissão de trader, o processo é praticamente o mesmo.

Como escolher o curso e o instrutor?

clube patrimônio profissão trader 19 640x399 jpg - Profissão Trader - Como Estou Ensinando Meu Filho A Se Tornar Um Trader Vencedor.

Bem, como vimos, assim como nos games, para atuar no mercado de ações na profissão de trader, também devemos utilizar ferramentas.

O problema é que existem centenas de ferramentas, principalmente sobre a análise técnica.

E essa é outra vantagem de fazermos bons cursos.

Pois no curso, o instrutor vai te mostrar quais são as melhores ferramentas para atuar na profissão de trader, vai te ensinar a utilizá-las, e vai ensinar seus detalhes e segredos, sem que você precise perder tempo e dinheiro para descobrir sozinho como utilizar tudo isso, ok?

clube patrimônio profissão trader 9 640x466 jpg - Profissão Trader - Como Estou Ensinando Meu Filho A Se Tornar Um Trader Vencedor.

Ou seja, o instrutor vai te passar a visão que só quem tem experiência é capaz de perceber.

Tudo isso para que você consiga jogar de forma mais igualitária com os outros participantes do mercado, entende?

Ou seja, fazendo um bom curso, você terá muito mais chances de ter sucesso atuando na profissão de trader, do que alguém que compra ações sem saber nada.

Por tudo isso, eu afirmo para você!

Para vencer no jogo do mercado de ações é fundamental, sim, investir em um bom curso preparatório, previamente.

Más, como existem várias formas de operar no mercado de ações, os iniciantes têm muitas dúvidas, não é mesmo?

Qual seria a melhor forma de operar na profissão de trader?

O Buy And Hold, o Position Trade, o Swing Trade, ou o Day Trade?

Qual é o melhor curso para ser feito?

Estratégia de investimento em valor? Seguidora de tendência? Fibonacci? Formação de figuras? Formação de candle? Estratégias para day trade? Opções?

Enfim, existem várias formas de operar, portanto, existem vários cursos e instrutores.

Outra dúvida é, qual instrutor escolher?

Bem, eu também sou instrutor, e criei o curso mais completo e inovador do mercado de ações.

Você pode saber mais detalhes sobre o curso clicando na imagem abaixo.

E, tenho algumas dicas para ajudar quem está na dúvida sobre qual curso fazer, e qual instrutor escolher. 

São as seguintes:

profissão trader como escolher o curso e o instrutor 1024x681 - Profissão Trader - Como Estou Ensinando Meu Filho A Se Tornar Um Trader Vencedor.

Com os pés no chão, com a cabeça no lugar, procure identificar em qual das diferentes formas de operar, existe a maior probabilidade de você obter sucesso no longo prazo.

Identifique através de pesquisas e depoimentos, quais são as formas de operar em que as pessoas afirmam que conseguem, ou não, ganhar dinheiro com consistência no longo prazo.

E procure perceber se o instrutor é uma pessoa bem-intencionada.

Porque existem vários instrutores por aí, que na verdade, são patrocinados (recebem salário) para influenciarem você a operar no day trade por exemplo, más, na verdade, vários nem operam.

Porque, por lei, alguns funcionários de algumas instituições financeiras, não podem operar no mercado financeiro, por terem informação privilegiada.

Preste muita atenção nesse fato, ok?

Outro fato preocupante, é que existem pessoas querendo que você acredite que para ser um trader, você tem que operar somente no day trade, isso é uma grande mentira.

Para ser um trader você pode operar em qualquer tempo gráfico!

É muito importante você entender isso, ok?

proofissão trader conceito de trader 640x420 - Profissão Trader - Como Estou Ensinando Meu Filho A Se Tornar Um Trader Vencedor.

Ou seja, um trader é um investidor que tem por objetivo lucrar de várias formas diferentes, principalmente com a movimentação das cotações dos ativos.

E isso pode ocorrer, tanto comprando no momento correto, e assim, ganhando dinheiro com a valorização das cotações, montando posições de defesa da carteira, como o lançamento de opções, e, até mesmo praticando a alocação, e realocação de ativos.

Todas essas práticas são comuns na profissão de trader, e todos os grandes investidores realizam essas práticas, portanto, todos também são traders.

Ou seja, até mesmo gestores que afirmam não atuar como traders, que afirmam ser sócios, e não fazer especulação, de tempos em tempos, estão “atualizando” as empresas da carteira.

Preste atenção nas notícias, e você verá vários exemplos como esse.

Na prática, estão apenas utilizando um termo diferente para a especulação.

Pois, como precisam apresentar rentabilidade satisfatória, eles têm que procurar melhorar a performance da carteira.

Até mesmo megainvestidores trocam posições.

Quem conhece a biografia de grandes investidores como Warren Buffett, sabe que “teoricamente” ele utiliza “apenas” a estratégia de investimento em valor. Ou seja, escolhe as melhores empresas, e se casa com elas.

Más, em algumas ocasiões, quando a situação fica realmente desesperadora, eles pedem o divórcio.

Cuidado com a ambição.

clube patrimônio profissão trader 10 640x427 jpg 640x427 - Profissão Trader - Como Estou Ensinando Meu Filho A Se Tornar Um Trader Vencedor.

Ainda falando sobre a escolha do que estudar para atuar na profissão de trader…

Mais uma dica importante é que você siga sua inteligência, acima de sua ambição.

O que quero dizer é que muitas vezes somos tomados pela ambição e nos deixamos levar por promessas de ganhos fáceis no curtíssimo prazo.

Como no day trade por exemplo, não é mesmo?

Sinto muito te dizer isso meu amigo, más isso é ilusão.

É possível obter lucro operando no day trade?

Sim, é possível, é muito difícil más é possível.

Más, o problema maior é obter consistência à longo prazo.

Por isso, me sinto na obrigação de te avisar, que operar no day trade, exige muito conhecimento, muita habilidade, e mais dinheiro.

Ainda utilizando a analogia aos games, começar na profissão de trader, operando no day trade, seria como estar começando a aprender um novo jogo, e já de cara, querer jogar no modo mais difícil, e ainda competindo contra jogadores profissionais e os robôs.

Eu mesmo, depois de já ter estudado, ter treinado, e ter feito simulações, após operar por alguns meses no day trade, cheguei à conclusão de que não compensa operar nesse tempo gráfico, pelo alto nível de estresse, e pelo alto nível de risco.

E, eu particularmente, não consegui ter consistência de ganho satisfatória para continuar operando nesse tempo gráfico, portanto, não opero day trade ativamente, e sim eventualmente dependendo das circunstâncias.

Por exemplo.

Se monto uma operação de médio ou longo prazo, e, se no mesmo dia da compra, a cotação sobe bem, aí sim, penso em realizar uma parte do lucro no mesmo dia, caso contrário, sigo posicionado para o swing trade, ou, o position.

Os benefícios de um método operacional.

clube patrimônio profissão trader 11 640x360 jpg - Profissão Trader - Como Estou Ensinando Meu Filho A Se Tornar Um Trader Vencedor.

Bem, tenho que te avisar, que um bom curso para atuar na profissão de trader, é o que te ensina vários conceitos fundamentais para ter uma visão ampla do funcionamento do mercado, e te ensina a reunir todos esses conceitos importantes, para que você consiga chegar a uma decisão mais certeira possível, seguindo um método operacional.

Um método operacional é mais completo do que um setup (estratégia) operacional, pois aborda conceitos mais amplos e abrangentes sobre o mercado, com a finalidade de aumentar a probabilidade de ganho.

Como eu disse antes, existem cursos que ensinam apenas uma técnica operacional, que na grande maioria das vezes, utiliza somente um, ou, outro conceito específico, como somente sobre uma ferramenta da análise técnica, como FIBONACCI, por exemplo.

Pela minha experiência de mercado, esse tipo de curso é limitado.

Ou seja, querendo ou não, o funcionamento do mercado é muito mais abrangente e complexo do que muitas pessoas imaginam.

Por isso, no meu curso, eu ensino a selecionar as melhores empresas para operar, desde a análise fundamentalista, passando pela análise gráfica e pela análise técnica.

Tudo para elevar a probabilidade de ganho das operações.

A necessidade de desenvolver velocidade.

clube patrimônio profissão trader 12 640x364 jpg - Profissão Trader - Como Estou Ensinando Meu Filho A Se Tornar Um Trader Vencedor.

E dando continuidade à analogia aos games, da mesma forma como fazemos nos jogos, após ter feito um bom curso, o próximo passo é treinar o método e suas ferramentas exaustivamente, tanto na conta demo, como no passado do gráfico, com a finalidade de dominar o funcionamento das ferramentas, dominar os conceitos do método, aprimorar a capacidade de leitura dos conceitos, e torná-los automático.

Você já viu um profissional de games jogando?

Se não viu, veja um vídeo de campeonatos.

Você vai ver a velocidade de raciocínio e habilidade que os profissionais têm.

Na verdade, para operar no mercado financeiro, a ideia é ter velocidade e habilidade da mesma forma que os gamers profissionais têm para jogar.

Principalmente para quem pretende operar no day trade.

Ou seja, a ideia é ganhar muita velocidade, tanto na capacidade de compreensão e de análise, quanto no uso das ferramentas, e na tomada de decisões. 

Aí suas chances de sucesso no longo prazo vão aumentar muito.

Fazendo um paralelo com as corridas de carros.

A ideia é que você aprenda a pilotar no carro de fórmula 1, que é o day trade na plataforma demo, más, compita nas corridas de kart, que é o swing trade e o position.

Aí, você vai ver as configurações dos gráficos passarem como o NEO do MATRIX via e desviava de socos e tiros, você verá os cenários passarem em câmera lenta.

clube patrimônio profissão trader 13 640x360 jpg - Profissão Trader - Como Estou Ensinando Meu Filho A Se Tornar Um Trader Vencedor.

Quais as vantagens de operar em um tempo gráfico maior?

clube patrimônio profissão trader 14 640x360 jpg - Profissão Trader - Como Estou Ensinando Meu Filho A Se Tornar Um Trader Vencedor.

A principal vantagem de operar em um tempo gráfico maior, é que você tem muito mais tempo para analisar o cenário, e com isso, sofrerá muito menos pressão psicológica, podendo tomar decisões com muito mais calma e tranquilidade, e em consequência, você aumentará muito a taxa de acerto das operações.

Ou seja, será bem mais fácil de operar, ok?

Profissão trader - A necessidade de desenvolver resiliência.

clube patrimônio profissão trader 15 640x427 jpg 640x427 - Profissão Trader - Como Estou Ensinando Meu Filho A Se Tornar Um Trader Vencedor.

Agora vou falar de um assunto muito importante, muito importante mesmo, para quem quer ingressar na profissão de trader, que é a resiliência para continuar operando até atingir um nível de excelência nas operações.

Novamente no exemplo dos games, quando estamos aprendendo a jogar, é óbvio que ninguém, na primeira tentativa vai adquirir toda a velocidade e habilidade necessária para vencer o jogo, ninguém é capaz de fazer isso. 

O que quero dizer é que, da mesma forma que acontece nos games, quem tem o objetivo de vencer o jogo, querendo ou não, vai ter que perder várias vezes antes de conseguir chegar lá, talvez perder centenas de vezes.

Más, se a pessoa realmente quer evoluir, ela terá que persistir, e persistir, até conseguir atingir um alto nível de habilidade como os veteranos.

O mesmo acontece no mercado financeiro.

Ou seja, não tem como você se tornar um trader profissional, e vencer no mercado, sem aprender a perder, sem errar, e sem persistir para evoluir, não tem como, essa é a curva normal de aprendizado.

A velocidade de evolução sim, depende da capacidade de persistência e de força de vontade de cada pessoa.

É por isso que o treinamento em plataforma demo é tão importante.

É por isso que você não deve colocar dinheiro de verdade em risco, logo de cara, sem dominar os conceitos mais importantes, e sem ter um certo nível de habilidade de análise.

E é por isso que você não deve ter pressa para começar a operar.

Profissão trader - A necessidade de elevar a probabilidade de acerto.

clube patrimônio profissão trader 16 640x360 jpg - Profissão Trader - Como Estou Ensinando Meu Filho A Se Tornar Um Trader Vencedor.

Como não temos 100% de certeza que a cotação vai fazer o movimento que estamos esperando, também não temos como garantir, de forma alguma, que iremos ganhar em todas as operações.

E aqui vai outra dica muito importante.

Aceite que para se tornar um trader profissional, e vencer no mercado financeiro, você vai ter que aprender a ter perdas controladas.

Por isso, existem vários conceitos importantes que devem ser levados a sério.

O conceito de elevar a probabilidade de ganho, o conceito da disciplina, da resiliência, do manejo de risco, todos são muito importantes.

E é por isso que o ideal é procurar elevar ao máximo possível a probabilidade de acerto e de ganho das operações.

E como a probabilidade maior é de que as melhores empresas se valorizem, é por isso que devemos filtrar as melhores empresas, desde a análise fundamentalista, passando pela análise gráfica e pela análise técnica.

E por isso, no material que acompanha meu curso, eu forneço minhas ferramentas pessoais de trabalho.

Essas ferramentas foram desenvolvidas para resolver vários problemas reais, que só quem opera é quem sabe.

As ferramentas foram desenvolvidas para “FACILITAR O MÁXIMO POSSÍVEL” a vida do investidor, antes, durante, e, depois das operações.

Ou seja, o curso conta com várias ferramentas de suporte exclusivas, que ajudarão muito em vários momentos das operações, como você pode conferir nas imagens seguintes.

No método, começamos a filtragem pela primeira planilha de análise fundamentalista.

planilha de análise fundamentalista 1024x552 - Profissão Trader - Como Estou Ensinando Meu Filho A Se Tornar Um Trader Vencedor.

A seguir, temos a segunda planilha de filtragem fundamentalista avançada.

Onde os dados financeiros das empresas podem ser analisados de forma diferente.

planilha de análise fundamentalista avançada 1024x572 - Profissão Trader - Como Estou Ensinando Meu Filho A Se Tornar Um Trader Vencedor.

Passando por um check-list destalhado e inédito de análise gráfica e técnica, que o ajudarão a identificar o momento ideal para comprar as ações.

planilha de check list 1024x558 - Profissão Trader - Como Estou Ensinando Meu Filho A Se Tornar Um Trader Vencedor.

E as ferramentas também ajudarão você a rastrear as movimentações das cotações, e registrar detalhes, tanto das empresas, quanto das operações montadas, com a ajuda do diário de operações.

planilha de diário de operações 1024x576 - Profissão Trader - Como Estou Ensinando Meu Filho A Se Tornar Um Trader Vencedor.

E as ferramentas também vão ajudar você a fazer todo o controle das operações, de todos os meses e do ano todo.

planilha de controle de operações inserção de dados 1024x551 - Profissão Trader - Como Estou Ensinando Meu Filho A Se Tornar Um Trader Vencedor.

Desde os cálculos mais simples do tamanho das posições, até o resultado operacional, para vários tempos gráficos diferentes.

E tanto para operações em ações, em opções e FIIS, e tanto para operações comuns como para day trade, como você pode ver no exemplo de algumas operações montadas.

planilha de controle de operações tempos operacionais 1024x513 - Profissão Trader - Como Estou Ensinando Meu Filho A Se Tornar Um Trader Vencedor.

E, retomando o conceito de ter que aprender a perder, por isso, é que fazer o manejo de risco é tão importante.

E por isso, devemos fazer o manejo de risco em todas as operações.

Nas ferramentas que acompanham meu curso, a planilha de controle de operações ajudará você, entre outras coisas, a fazer o manejo de risco de todas as suas operações.

Ela vai gerar desde os valores da relação entre o risco e o ganho, o tamanho do stop-loss pré-determinado, e, vai gerar os valores de possíveis alvos curtos, como você pode ver nas imagens.

Basta inserir os valores principais das operações.

E como você pode ver no exemplo, a operação de número 5 foi reprovada, porque o tamanho do stop-loss ficaria maior do que o tamanho que pré-determinamos de 3%.

A planilha mostra um alerta de reprovação imediatamente.

planilha de controle de operações tempos operacionais 1024x513 - Profissão Trader - Como Estou Ensinando Meu Filho A Se Tornar Um Trader Vencedor.

Como dito, um fator muito importante, e que muita gente não aceita, é que para se tornar um trader, você vai ter que aprender a ter perdas controladas, como você pode ver no exemplo da planilha.

planilha de controle de operações exemplo de resultado operacional 2 1 1024x515 - Profissão Trader - Como Estou Ensinando Meu Filho A Se Tornar Um Trader Vencedor.

Aqui uma coisa já fica muito clara, se o seu perfil de investidor não tolera perdas, é melhor você investir no tesouro direto, ou outro tipo de investimento de menor nível de risco.

O que quero dizer é que, mesmo quem já é veterano, quem já treinou e já ganhou habilidade, perde dinheiro em algumas operações, não tem como evitar isso, sabe por quê?

Porque por mais que você seja um ótimo analista, a cotação do ativo pode mudar de rumo, e pode se movimentar contra sua expectativa a qualquer momento, e não temos como evitar isso, a não ser controlar o tamanho da perda, e isso é totalmente normal e esperado.

Porque o mais importante é o resultado da carteira no fechamento do mês e no fechamento do ano.

E não um resultado negativo pontual.

Na imagem seguinte vemos um exemplo de como o uso do manejo de risco é muito importante e pode salvar o resultado da carteira dentro de um período.

planilha de controle de operações exemplo de resultado completo 1024x513 - Profissão Trader - Como Estou Ensinando Meu Filho A Se Tornar Um Trader Vencedor.

Perceba que seria muito fácil eu criar excelentes exemplos fictícios aqui para te iludir.

Más, meu intuito é retratar de forma honesta exemplos próximos da realidade da profissão.

Nesse exemplo foram abertas 9 operações em diferentes papéis.

Das 9 entradas sofremos 6 stop-loss de 3% no valor de $ 145 reais cada, e, tivemos 3 ganhos muito bons de 20%, o que resultou em $ 1.000 reais brutos em cada operação positiva.

Com isso, no fechamento do mês, a carteira ainda apresentou um ganho bruto após taxas de $ 1.900 reais.

Más, esse resultado só é possível se você seguir as regras do manejo de risco.

No exemplo, todas as operações que deram certo atingiram e ultrapassaram os alvos da relação risco x ganho.

Por isso eu afirmo para você, sempre, eu disse sempre mesmo, utilize o stop-loss.

E lembre-se que esse é apenas um exemplo.

Existem pessoas que operam com centenas de milhares de reais, e até mesmo com milhões de reais.

Nesse caso o tamanho do lucro aumenta significativamente.

A grande sacada aqui é a seguinte.

Quando você tiver que sair pelo stop-loss, saia perdendo bem pouco, e, quando você estiver ganhando, deixe o lucro correr, e ganhe o máximo possível, certo?

Somente quando você entender e aceitar a necessidade de utilizar o manejo de risco, e o controle da relação entre o risco e o ganho, é que você terá ganhos mais satisfatórios no longo prazo.

Más geralmente, qual é o caminho que o iniciante despreparado faz?

Ele entra no mercado, sem entender esses conceitos que expliquei.

Não sabe que tem que aprender a gerenciar risco, e aprender a perder.

Não estopa as operações que estão dando errado.

Com isso, sofre uma perda muito grande.

Aí desiste de aprender, sai do mercado, e fala que não dá para ganhar dinheiro etc.

Quando a pessoa já entra no mercado entendendo e aceitando que tem que aprender a fazer o manejo de risco, que tem que controlar o tamanho e a quantidade das perdas, tudo muda, o seu psicológico já estará bem mais preparado para isso.

Aí você pode estar se perguntando.

A, más, e se eu fechar dois ou três meses seguidos perdendo dinheiro?

Esse é outro conceito muito importante que você tem que entender se realmente quer ser um trader profissional, preste atenção.

Já entendemos que não temos como acertar 100% das movimentações certo?

Já entendemos que não vamos ganhar em todas as operações certo?

Já entendemos que temos que aceitar e controlar as perdas e deixar correr os ganhos, certo?

Agora temos que entender e aceitar, que um trader não deve levar em consideração somente o resultado financeiro no final do mês, e sim, do final do ano.

planilha de controle anual resultado anual 1024x531 - Profissão Trader - Como Estou Ensinando Meu Filho A Se Tornar Um Trader Vencedor.

Com relação à frequência das operações, isso vai depender do tempo gráfico em que você pretende operar.

No position trade por exemplo, não necessariamente as operações precisam ser abertas e fechadas no mesmo mês, e, nem surgirão entradas todos os meses.

Ou seja, você vai abrir uma operação somente quando um ativo gerar uma entrada.

E isso pode, ou não, ocorrer em determinado mês.

E, o momento correto para fechar a operação pode surgir somente vários meses à frente.

E, como o mercado oscila, existirão meses em que, ao precisar fechar uma posição, ela pode ser fechada no lucro, ou no prejuízo.

Agora, se você pretende operar em um período mais curto, como no swing trade, ou, no day trade a quantidade de operações vai aumentar.

Portanto, existirão meses em que você vai errar mais do que vai acertar, e, meses em que você vai acertar mais do que vai errar.

Más, o mais importante em qualquer tempo gráfico, é acertar mais do que erra no decorrer do ano, por isso, o fechamento do financeiro no final do ano é o que realmente importa.

E inclusive é o mais correto a ser feito, porque é quando temos que fazer a declaração anual do imposto de renda, certo?

As ferramentas que acompanham o curso, o ajudarão a fazer até mesmo os cálculos do imposto de renda todos os meses.

planilha de controle anual area de calculos 1024x568 - Profissão Trader - Como Estou Ensinando Meu Filho A Se Tornar Um Trader Vencedor.

Inclusive fazendo as compensações de valores e descontos de taxas.

E isso, tanto para operações em ações, em opções e FIIS, e tanto para operações comuns, quanto para o day trade.

A planilha também vai reconhecer automaticamente, a regra de isenção de imposto de renda, para as vendas de até 20 mil reais realizadas no mês, mesmo que tenha gerado lucro.

Ou seja, fazendo o curso você estará amparado por ferramentas de suporte supercompletas e exclusivas.

Profissão trader - A necessidade de tamanho de capital ideal.

ganhar dinheiro 640x426 jpg - Profissão Trader - Como Estou Ensinando Meu Filho A Se Tornar Um Trader Vencedor.

Perceba que nesse exemplo, o volume financeiro utilizado nas compras foi de $ 45 mil reais, o que pode ser muito dinheiro para alguns e quase nada para outros.

Más, as operações poderiam ter acontecido de várias formas diferentes.

Poderiam ter sido feitas mais entradas e saídas.

Poderia ter sido utilizado um tamanho de capital diferente.

Também poderia ter ocorrido somente ganhos, ou, somente perdas.

Nesse caso vamos ver como ficaria.

planilha de controle de operações exemplo de resultados positivos 1024x513 - Profissão Trader - Como Estou Ensinando Meu Filho A Se Tornar Um Trader Vencedor.

No caso, se tivesse ocorrido apenas operações positivas, o volume financeiro necessário para essas compras teria sido de $ 15 mil reais.

E o ganho bruto teria sido de $ 2.922 reais.

O que quero que você perceba com esses exemplos, é que dependendo da expectativa de ganho da pessoa, com um capital pequeno fica muito difícil atingir.

Pois não tem como gerar uma renda mensal constante de $ 5 mil reais por exemplo, operando com um capital de $ 10 mil reais, isso é impossível.

Porque para atingir esses $ 5 mil reais de ganho com um capital de $ 10 mil reais, é necessária uma rentabilidade de 50 % sobre todo o capital, e isso, todos os meses, e isso é improvável de acontecer.

Portanto, essa não é uma porcentagem de rentabilidade realista.

Até é possível eventualmente obter uma rentabilidade de 50% em poucas semanas, más, isso é um fato pontual, não é contínuo.

Ou seja, operando no swing trade, existirão meses em que você poderá ganhar 0,5% por exemplo, em outros meses você poderá ganhar 20%, eventualmente você poderá ganhar 50%, más varia, não é contínuo e terão meses em que você vai fechar no negativo.

Portanto, se a pessoa pretende se tornar um trader para “viver de trade”, ela precisará de um capital ideal de acordo com sua expectativa de renda.

E com esse capital, ela vai gerar um ganho médio anual, entende?

Com isso, chegamos à conclusão de que a pessoa deverá levar em consideração a necessidade de usar seu dinheiro durante os meses em que ela não conseguir lucro, quando o lucro for muito baixo, ou, até mesmo quando tiver prejuízo.

planilha de controle de operações exemplo de resultado negativo 1024x516 - Profissão Trader - Como Estou Ensinando Meu Filho A Se Tornar Um Trader Vencedor.

Agora se a pessoa pretende se tornar um trader para melhorar a rentabilidade de seus investimentos, tendo uma outra fonte de renda principal, aí fica muito mais fácil obter resultados satisfatórios.

Porque a pessoa não terá a pressão psicológica de ser obrigada a gerar lucros todos os meses, entende?

O peso dos custos operacionais nas operações.

clube patrimônio profissão trader 17 640x480 jpg 640x427 - Profissão Trader - Como Estou Ensinando Meu Filho A Se Tornar Um Trader Vencedor.

Agora vou falar de outro tema muito importante, que você já deve ter percebido nos exemplos, o peso dos custos operacionais nas operações.

Perceba que as taxas têm um grande peso negativo no resultado operacional, porque elas, tanto vão diminuir o tamanho do lucro, quanto vão aumentar o tamanho da perda, principalmente a taxa de corretagem.

planilha de controle de operações exemplo de resultado completo 1024x513 - Profissão Trader - Como Estou Ensinando Meu Filho A Se Tornar Um Trader Vencedor.

Com isso, percebemos que antes mesmo de termos um resultado positivo, já começamos em desvantagem numérica.

Porque, teremos que pagar o pedágio para participar do mercado, que são as taxas, principalmente a de corretagem, tanto para entrar, quanto para sair das posições.

E com isso, concluímos que quanto menor for a taxa de corretagem, menor será o impacto no resultado operacional.

Principalmente para quem for operar no day trade, que exige uma grande quantidade operações mensais.

Compreendido esses conceitos, outro assunto fonte de discussão sobre a profissão de trader é o fato de algumas pessoas acreditarem que precisam ter um equipamento caro para ter sucesso nas operações.

Com isso surge a seguinte dúvida.

Preciso de equipamentos caros para operar?

trader trabalhando em casa - Profissão Trader - Como Estou Ensinando Meu Filho A Se Tornar Um Trader Vencedor.

Bem, esse fato é relativo, porque se a pessoa decidir operar no day trade, sim é necessário um equipamento mais seguro, robusto e veloz.

Ou seja, para o day trade, um computador e uma conexão de internet confiáveis são muito importantes.

Porque para operar no day trade é necessário muita precisão e velocidade, tanto com relação ao acesso às cotações, quanto com relação ao envio de ordens, que precisarão ser feitas sem falhas.

Por isso, nesse caso, contratar uma plataforma de operações, profissional, também é uma boa ideia.

Más, mesmo assim, não é necessário exagero, uma conexão de internet rápida, e um computador com bom processador e boa memória já são suficientes, não precisa ser um supercomputador de $ 20 mil reais, e nem ter 3, 4, 5 monitores para isso.

É melhor investir seu dinheiro em bons cursos preparatórios.

Profissão trader - A grande sacada.

profissão trader a grande sacada 640 x428 640x427 - Profissão Trader - Como Estou Ensinando Meu Filho A Se Tornar Um Trader Vencedor.

A grande sacada para se tornar um trader profissional de sucesso está em descobrir quais são os conceitos mais importantes.

Ou seja, são os conceitos importantes que vão te fazer ganhar dinheiro de verdade, e não o valor do seu equipamento, ok?

Sabe aquele macete, aquela dica, aquela mãnha, aquele conceito que você ainda não sabe, e que só quem tem centenas de horas de prática é que sabe?

Então, esse é o pulo do gato, essa é a grande sacada.

É por isso que pessoas inteligentes pagam para saber como os veteranos operam, o que eles sabem, e o que têm a dizer, e agradecem e ficam felizes em pagar.

Porque pessoas espertas sabem que o que elas levariam anos para descobrir com dificuldade, pode ser adquirido de forma muito mais fácil, e o melhor, pode ser aprendido imediatamente.

Essa é a grande vantagem de fazer cursos, ler livros e assistir a palestras, elas servem como um grande atalho.

Vou dar um exemplo sobre a importância de aprender conceitos novos, com outra dica muito importante.

Vou falar um pouco sobre a questão da visão de funcionamento do mercado.

Teoria do fractal, a importância de aprender conceitos novos.

clube patrimônio profissão trader 20 460x297 jpg - Profissão Trader - Como Estou Ensinando Meu Filho A Se Tornar Um Trader Vencedor.

Muitas pessoas nem sabem que esse conceito existe, más esse conceito é tão importante, tão importante, que pode mudar totalmente sua forma de pensar sobre o mercado financeiro.

Para você entender melhor como a teoria do fractal se enquadra ao mercado de ações, entenda que todos os conceitos que envolvem uma operação, como formação de candle, formação de tendências, formação de padrões de figuras, padrões de movimentação dos preços, e todos os outros conceitos, ele se repetem, e em todos os tempos gráficos, desde o 1 minuto até o gráfico anual.

Ou seja, qual é a grande utilidade desse conceito?

A grande utilidade, é saber que, a movimentação do gráfico de 5 minutos pode estar te dando uma leitura, de alta por exemplo.

Más, a tendência do gráfico mensal, pode estar se movimentando na direção oposta, portanto, ela pode estar influenciando sua operação no sentido oposto, sem que você perceba.

Esse problema ocorre quando a pessoa observa somente os gráficos de curto, e, de curtíssimo prazo, entendeu?

Ou seja, operar sem conhecer esse conceito é agir como um míope, olhando o que está acontecendo somente de perto, entende?

Bem, isso explica um pouquinho da importância de conhecer conceitos novos.

E explica em parte o problema de operar no day trade, principalmente sem se preparar.

E para encerrar esse post, vou falar sobre o fator que considero o mais importante de todos para o sucesso de qualquer trader.

Trata-se do fator psicológico.

E o fator psicológico que considero o mais importante de todos, sem dúvida nenhuma é a disciplina.

Disciplina, o fator psicológico primordial.

clube patrimônio profissão trader 21 640x427 jpg 640x427 - Profissão Trader - Como Estou Ensinando Meu Filho A Se Tornar Um Trader Vencedor.

A disciplina é o fator mais importante porque sem ela, nada mais funcionará, nada mais dará certo nas operações.

Pois por mais que saibamos tudo que é necessário para termos sucesso, sem disciplina, não vamos empregar nenhum dos conceitos aprendidos, não é verdade?

Não adianta nada, conhecer, más, não executar quando necessário.

Sem disciplina não vamos agir de forma correta.

Nem para a seleção das empresas pela análise fundamentalista, nem para a análise gráfica e técnica dos ativos, e nem mesmo para a proteção do capital com a utilização do manejo de risco e do stop-loss. 

Ou seja, sem disciplina, não existe a menor possibilidade de sermos bem-sucedidos operando no mercado financeiro, e nem em outras profissões.

Portanto, lembre-se, a disciplina é o fator mais importante de todos, é o fator crucial, que deve ser desenvolvido e empregado na vida de todo trader profissional.

Muito obrigado pelo seu tempo.

clube patrimônio profissão trader 640x4026 jpg - Profissão Trader - Como Estou Ensinando Meu Filho A Se Tornar Um Trader Vencedor.

Bem amigo (a), esses são só alguns dos conceitos que estou ensinando para meu filho, para que ele ingresse na profissão de trader, e se torne um trader bem-sucedido, ok?

Más, se seu perfil de investidor é diferente, e você se interessa mais por modalidades de investimento mais conservadoras, com menor nível de risco, você pode conferir nosso guia completo grátis sobre o tesouro direto.

E se você quiser conhecer a fundo, todos os conceitos que considero cruciais, quiser descobrir todos os meus maiores segredos, se quiser descobrir revelações chocantes, bombásticas, e nunca mais perder novas grandes oportunidades de ganhos incríveis no mercado de ações, recomendo fortemente que conheça o meu curso, o “Aprenda Como Investir Em Ações”.

"Sua opinião é muito importante para nós, então deixe seu comentário aqui embaixo, fala aí para a gente o que você achou desse artigo, pode ser uma crítica, uma dica, ou sugestão de novos artigos, ok?"

Muito Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *