Dicas para abrir um negócio próprio.
Neste post trago dicas valiosas para aumentar as chances de você ter sucesso em seu empreendimento.
Sabemos que tornar-se um empreendedor de sucesso é um desafio que muitas pessoas diariamente escolhem para suas vidas.
E você já deve ter notado que a criação de um empreendimento lucrativo com certeza é a via mais rápida para se atingir um elevado nível de patrimônio.
Esse é um dos principais fatores benéficos de se tornar um empreendedor, a alta e rápida capacidade de geração de capital que um negócio bem-sucedido pode proporcionar.
Portanto, se você se enquadra como um futuro empreendedor, ou, até mesmo se já é, fique atento para as seguintes dicas:
Índice Automático.
Dica 1 para quem vai abrir um negócio próprio- Analise bem os diferentes nichos de mercado.
A primeira das dicas para abrir um negócio próprio é, analise os diferentes nichos de mercado, os diferentes tipos de negócios existentes, e procure escolher um ramo de atividade que prospera ao longo da história.
Ou seja, fazendo isso você já escolherá um setor com maiores chances de o empreendimento ser bem-sucedido.
Observe os diferentes tipos de negócios, e procure escolher um ramo de atividade que historicamente prospera ao longo do tempo, ou seja, fazendo isso, você escolherá um ramo com maiores chances de o empreendimento ser bem-sucedido.
Como exemplo, posso citar o ramo de alimentos como, pizzarias, restaurantes, lanchonetes, confeitarias, lojas de salgados etc.
Esse nicho de negócio, se bem gerenciado, tende a ser bem-sucedido porque um produto alimentício bem feito tende a fazer com que o cliente volte a consumi-lo, e nesse ramo, a frequência com que o cliente pode voltar a consumir seu produto é bem maior do que vendendo camisetas por exemplo, pois como são alimentos, uma vez consumidos não resta outra alternativa a não ser esperar a fome voltar, o que acontecerá com certeza.
Portanto, nesse ramo você pode conquistar clientes cativos, que consumirão seu produto frequentemente.
Dica 2- Escolha a melhor forma para vender seu produto.
Como vimos, o ramo de alimentos é uma ótima alternativa para iniciar um negócio, más, a escolha do canal de vendas do produto também deve ser feita com cuidado.
Com isso, a segunda das dicas para abrir um negócio próprio é, escolha a melhor forma para vender seu produto.
Novamente, esse aspecto é muito importante principalmente quando olhamos para as finanças do negócio, ou seja, procurar manter baixos custos fixos e baixas despesas mensais.
O interessante é que devido à evolução atual das formas de entrega de produtos, até mesmo trabalhando com produtos alimentícios, alternativas mais econômicas de atuação se tornaram muito viáveis nos dias de hoje.
O que quero dizer com isso?
Quero dizer que hoje em dia é bem viável trabalhar com alimentos em cozinhas fechadas, com pontos montados em locais mais baratos, e trabalhar apenas com delivery dos alimentos.
Essa é uma ótima alternativa para economizar com aluguel, pois o ponto não precisa estar presente em locais com alto fluxo de pessoas, onde o aluguel costuma ser bem mais caro.
Dica 3 para quem vai abrir um negócio próprio- Avalie o tamanho da sua clientela em potencial.
Novamente, trabalhar com alimentos traz uma vantagem, como dito, uma vez que o produto seja de qualidade, a chance de o cliente voltar a consumi-lo é bem alta.
Portanto, a terceira das dicas para abrir um negócio próprio é, avalie o tamanho da sua clientela em potencial.
Com relação ao tamanho da clientela em potencial, o ramo de alimentos também tem um ótimo potencial de consumidores e de expansão dos negócios.
Pois uma vez que o produto tenha um bom nível de qualidade, a chance de abertura de mercado em novas regiões de atuação também se torna bem viável e provável.
Dica 4- Escolha a forma mais efetiva para entregar seu produto.
Novamente, trabalhar com alimentos traz uma vantagem, como dito, uma vez que o produto seja de qualidade, a chance de o cliente voltar a consumi-lo é bem alta.
Portanto, a terceira das dicas para abrir um negócio próprio é, avalie o tamanho da sua clientela em potencial.
Com relação ao tamanho da clientela em potencial, o ramo de alimentos também tem um ótimo potencial de consumidores e de expansão dos negócios.
Pois uma vez que o produto tenha um bom nível de qualidade, a chance de abertura de mercado em novas regiões de atuação também se torna bem viável e provável.
Dica 5 para abrir o negócio próprio- Desenvolva a arte de conviver bem com seus colaboradores e sócios.
Esse assunto será abordado em outros posts, más é tão importante que sempre deve ser lembrado.
Portanto, a quinta dica para quem vai abrir um negócio próprio é, desenvolva a arte de conviver bem com seus colaboradores e sócios.
O conceito aqui é tomar cuidado para não exigir demais de seus colaboradores ou sócios a ponto de perder verdadeiros talentos, más também não deixar a situação sair de controle sem chamar a atenção para o que é preciso ser corrigido.
Encontrar o equilíbrio é o grande desafio.
Dica 6- Estude e execute atividades que mantenham seus clientes ativos.
A sexta dica para quem vai abrir um negócio próprio é, estude e execute atividades que mantenham seus clientes cativos.
Ou seja, faça campanhas como emissão de descontos promocionais e cartões de fidelidade por exemplo.
Esse tipo de promoção é muito benéfico para manter o fluxo de vendas e os clientes cativos.
Principalmente se você estiver em um nicho de negócio de alta concorrência, como salões de beleza, ou estacionamentos para automóveis por exemplo.
Dica 7 para quem vai abrir o negócio próprio- Procure criar ou comprar um sistema de gerenciamento eficiente para o seu negócio.
E a última dica de hoje para quem vai abrir o negócio próprio é criar ou comprar um sistema de gerenciamento para o seu negócio.
Pois pesquisas apontam que uma das principais causas de mortalidade de novas empresas, está relacionada ao fato de o dono não saber administrar bem a parte financeira do empreendimento.
Ou seja, mantenha sempre, total controle sobre os vários aspectos que estão envolvidos no seu negócio, principalmente no que diz respeito à gestão financeira.
E mesmo que você delegue essa função, procure aprimorar-se a ponto de compreender totalmente todos os pontos importantes referentes às entradas e saídas de capital, dessa forma, além de ter uma visão mais clara sobre o andamento do negócio, dificilmente você será vítima de má fé de possíveis colaboradores mal-intencionados.
Reflita sobre essas dicas, e se for o caso procure implementá-las.
Acredito que elas só trarão benefícios para seu belo propósito de criar um negócio próprio de sucesso.